quinta-feira, 22 de julho de 2010

Normal = Natural ?

dfdfd
Normal:
De acordo com a norma, com a regra; comum.
Natural: conforme à natureza, à realidade, ao original

No meu ponto de vista existe uma grande equivoco quanto ao uso desses dois termos, e acho bastante coerente que o normal seja o natural, pelo menos em analíse sociais, principalmente quando não existem verdadeiras normas sobro o objeto de analise.

É bastante comum que as pessoas considerem o normal o que é de uso da maioria.
Exemplo:
Se todos andam vestidos, andar vestido é o normal. ( isso é afirmar que o anormal não atinge as maiorias, como aquela velha historia "Se a maioria dos alunos foi mal, quem é ruim é o professor")

Porém, nos tempos atuais ja não acredito que isto seja uma regra valida, e ineditamente na historia, o anormal é o comum entre a maioria. Um exemplo "de peso" que serve de fundamento é o seguinte:

A maioria da população norte americana é obesa, mas ser obeso não é o normal ( segundo a logica comum, seria ), ser obeso é comum, mas não torna isso normal.

Acho bastante importante conseguir diferenciar essas coisas, pois existem varios exemplos e nessa confusão acabamos considerando normal o absurdo e até aderindo a pratica, para que isso não aconteça temos que ter em mente que o comum não é necessariamente normal.

Bem vindo ao século das maiorias anormais ( melhor do que um século de anomalias normais)

Obs: Não estou dizendo que não se pode fazer o anormal, mas saiba que não é normal. por exempo o homosexualismo, não sou contra e nem estou criticando, mas também não pode-se afirmar que é normal, pode ser até comum, porém normal, pela propria natureza, não é. A mesma coisa pode-se dizer dos vegetarianos, ja que temos a mandíbula adaptada para comer carne.

Para explicar exatamente em todos os aspectos o que penso levariam mutas pags, e eu tenho coisas melhores pra fazer, então tentem interpretar e entender o que eu realmente quero dizer.

Jocker


.
dfdf
dfdf

Um comentário:

Lidia disse...

É complicado discutir essa coisa de normal... sendo que só pela definição, já vemos que isso segue uma regra; só pela palavra, dá pra remeter à "norma".

Normal não é natural, normal é aquilo que foi escolhido para ser normal, a partir de regras que podem ter sido totalmente artificiais, porque não seguem a natureza humana de engordar, de ganhar curvas, de delinear o sexo, de se entristecer e se cansar, de se estressar e por aí vai.

Mas quando você diz sobre os anormais e considera os homossexuais, é difícil pra mim pensar assim. Nessa história de direitos humanos, igualdade entre todos os indivíduos, não entra também uma discussão sobre a normalidade? O comum? O identitário e igualitário? E aí a gente pensa que, na verdade, todo mundo é diferente em suas minúcias, mas mesmo assim existem alguns padrões que nos agrupa.

Enfim.... até me perdi no que eu queria dizer o.O Respondendo ao seu comentário, sim a Lynx é uma personagem minha de RPG que eu estou transportando pra alguns contos que podem (ou não) fazer parte de um futuro romance. Como você já sabe, tem um conto meu pra sair na Imaginários 3 e é justamente sobre a Lynx.. tem um pouco sobre a história dela, mas é uma cena como esses contos que costumo publicar aqui. Fico feliz que vá comprar para ler ^^ Em agosto, vou estar lá na Fantasticon, em que o livro será lançado.. se for de São Paulo, apareça por lá.