domingo, 10 de outubro de 2010

Breve relato da ascensão do Papa Alexandre IX, Marcelo Ferlin Assami

No inicio parece ter tudo para ser o melhor conto, desde uma escrita mais complexa e não linear, até personagens e situações mais interessantes e de certa forma extremadas, caracteristicas que me agradam bastante.

Porém ao final da leitura se percebe que sobraram muitas pontas que não se atam, muitas passagens sem função, e que grande parte do que foi narrado é secundario, e a linha importante é na verdade bastante curta, acabam sobrando personagens e situaçãoes sem conclusão e até mesmo pouco desenvolvidas.

Muitos personagens (aparentemente complexos) + muitas situações + muitas tramas que prometem se interligarem para uma única conclusão que explicaria tudo e provaria que tudo foi minuciosamente planejado + um fim fraco que não explica quase nada e deixa muito sem explicação. São todas caracteristicas desse conto, e também de Lost, a impressão que tenho é que os autores não souberam lidar com a complexidade da situação que propuseram, por isso do desenvolvimento confuso e conclusão ruim.

Mas ainda sim gostei (mais que do outro pelo menos), se o texto pudesse madurar na gaveta por mais um tempo, acho que teria saido no ponto de um dos melhores contos que eu ja li, mas talvez a pressa tenha se provado inimiga da perfeição.

Aqui vão outras criticas sobre o conto:
(Vale lembrar que eu li-as depois de ja ter escrito isso, não copiei, e nem tive influências)



De Segue-se a esse conto linear e de leitura fácil outro que é o seu exato contrário. O Breve relato da ascensão do papa Alexandre IX, do também jornalista Marcelo Assami, é o mais complexo e intrigante da coletânea. Isto não tem nada de semelhante a jogar um game: é muito mais como decifrar um problema de palavras cruzadas dos mais difíceis, que exige conhecimentos sobre literatura do século XX (a começar por escritoras brasileiras), papas do século XV e XVI e libertinos do século XVIII, pelo menos, numa sequência nada linear de ações e eventos, cheia de saltos inesperados de tempo e ponto de vista e intrincados jogos de palavras. É preciso ler pelo menos duas vezes a história para captar a maior parte de suas ironias. Um prazer de outro tipo, bem construído e adequado como entretenimento – mas para um público bem reduzido.


De
Tibor Moricz

2- Breve relato da ascensão do Papa Alexandre IX – Marcelo Ferlin Assami

Esse conto me criou algumas dificuldades. Numa primeira leitura me senti meio perdido, sem referências. Comentei isso com o Erick e ele me disse que o conto merecia uma segunda leitura. Li novamente. Eu o considero bem escrito, com descrições e algumas imagens que surpreendem, mas senti falta de uma pedra angular que a tornasse mais sólida. Não tenho nada contra narrativas não lineares, desde que eu encontre nelas um fio condutor que me possibilite uma leitura sem dúvidas excessivas. Minha leitura se deu com desconforto. Faltou um contato mais efetivo entre eu e a trama.


De

Jrcazeri

Breve Relato da Ascensão do Papa Alexandre IX – Marcelo Ferlin Assami: temos aqui um verdadeiro desafio ao leitor. Não é um conto fácil de ler, mas, com um pouco de esforço, torna-se compreensível e, mais que isso, surpreendente. A trama não é tão envolvente quanto poderia, mas a apresentação é surpreendente.


jOCKER


Nenhum comentário: